Pular para o conteúdo principal

Cabelo cacheado: como reverter a progressiva


Certamente, você ouviu falar de Sabrina de Paiva, a estudante de publicidade de Caconde, interior de São Paulo, que ganhou o concurso Miss São Paulo 2016. E da noiva Nakyia Whitty, que publicou fotos do seu casamento afro au naturel e viralizou? Elas bom-ba-ram! E um dos motivos de tanto barulho são os cachos volumosos e naturalíssimos.
Fato: essa trend não é de hoje. Há algum tempo, ela vem invadindo ruas, passarelas, cinema, televisão... Na verdade, faz parte de um novo comportamento da mulher, que tem sentido cada vez mais o desejo de assumir a textura natural dos fios. E essa atitude vem justamente quinze anos depois da febre da escova progressiva. “Depois da onda da progressiva, tivemos uma busca enorme feita por mulheres querendo voltar a ter cabelos cacheados”, diz Sonia Nesi, do Studio Sonia Nesi, no Rio de Janeiro.
Por isso, muitos salões começaram a oferecer serviços pra devolver os cachos pra quem não quer esperar os fios crescerem e oferta de "munição" pra cuidar e tratar dos caracóis em casa aumentou. O novo mundo dos cachos tem tudo a ver com o empoderamento feminino e, se você aderiu (ou tem vontade), precisa saber como trazê-los de volta. Veja a seguir.
Cachos construídos
Sonia criou o tratamento Volumode, que nada mais é do que uma versão moderna do antigo permanente. De acordo com a hair stylist, ele é para quem já fez escova progressiva a base de tioglicolato de amônia. O procedimento é feito com o mesmo produto que alisa, mas é finalizado com rolinhos da extensão do cacho. A ideia é fazer o cabelo ficar com cachos mais soltos. “Primeiro fazemos um teste para ver se a estrutura do fio suporta o produto”, alerta a hairstylist.
O retoque pode ser feito em cerca de dois a três meses, se for necessário. “O cuidado com esse cabelo será xampu para cabelos quimicamente tratados e um bom creme que fixe os cachos, assim como um leave-in para fios cacheados”, ensina. O preço é a partir de R$ 280.

Fora, progressiva!
Outros salões oferecem o serviço de remover o efeito da progressiva. É o caso do serviço Inverter&Reverter, do Red Team, em São Paulo.  Trata-se de um processo à base de amônia que destrói a capa feita pelo formol e a carbocisteína. Com promessa de devolver de 60% a 80% a ondulação natural, o produto usado para essa remoção é o Hydra Clear, da Bien Cosméticos.

“Com a capa removida, os danos da química vão aparecer. Para ajudar na recuperação, é aplicada uma carga de queratina logo após o uso do Hydra Clear, seguida por um neutralizante e um ativador de cachos", diz o cabeleireiro e visagista especialista em cachos Robson Trindade.

Produto novo pras cacheadas!

Pra tratar os cachinhos e sumir com o frizz, a Kérastase desenvolveu um ritual chama Fusio-Transformação dos Cachos. São 25 minutos no total, em que o cabeleireiro (esse é um processo feito em salão!) usa a linha exclusiva pra cacheadas Discipline Kurl Idéal, último lançamento da marca. Primeiro, ele aplica o Light Poo na raiz e nos comprimentos, aguarda por 2 a 3 minutos, e, depois, continua com a combinação do concentré Oléo Fusion com o Booster Discipline (Fusio Dose, outra linha da marca). Profundamente nutrido, os cachos são Instantanemente imunizados contra o frizz por 72h. Em geral, o valor do ritual sai por R$ 200.


Arsenal para secar!
Responsável pelo corte de cabelo feito pela Maju, a garota do tempo do Jornal Nacional, o cabeleireiro Márcio Granado, do Farré Hair Clinic, em São Paulo, recomenda ter cuidado na hora de secar. “Os cachos são sensíveis e podem, facilmente, se desfazer”, diz. Segundo Márcio, o ideal é, logo após sair do banho, pressionar suavemente os cachos com uma toalha (de preferência de microfibra) pra tirar a umidade. Esfregar é proibido, pois o atrito pode causar frizz. Se quiser usar um secador, não esqueça o difusor. “Pra não desfazer os cachos, o secador deve estar na temperatura máxima, mas com a potência de vento mínima”, ensina. Pra deixar a raiz alta, vale usar um difusor em formato de pente, é o toque final!

Repentear é viver
Dona do renomado salão Butterfly Studio Salon, em Nova York, a cabeleireira e consultora da Kerástase, Kattia Solano, afirma que uma das soluções mais bacanas para repentear os cachos está aquela bem básica: “molhar os cabelos com água e aplicar uma pequena quantidade de Oléo Curl (da linha Discipline Kurl Idéal), para remoldar os cachos com os dedos”. Outra dica da expert em cachos é remodelar os cachos usando clipes. “Enrole os cachos em volta dos clipes [aqueles de salão], deixar secar e removê-los”, ensina. Por fim, ela indica dormir em uma fronha sedosa ou colocar um lenço nos cabelos para diminuir a fricção, e portanto, o frizz no dia seguinte.

por GEIZA MARTINS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dossiê olheiras: como combatê-las com cremes, máscaras e maquiagem

Dossiê olheiras: como combatê-las com cremes, máscaras e maquiagem A s olheiras são, do ponto de vista de quem luta diariamente para combatê-las, eternas vilãs da beleza. E a pior parte é que em muitas pessoas elas não apenas são causadas por noites mal dormidas, stress ou cigarros, mas sim pela genética e o acumulo de vasos sanguíneos na região. Se você, assim como eu, cansou de estar no meio do fogo cruzado entre as manchas e os cosméticos, confira abaixo as causas, os tratamentos e como derrotá-las – ou, em último caso,  aprender a viver com elas. Causas: As olheiras possuem diversas raízes: excesso de vasinhos embaixo dos olhos, excesso de pigmentação (melanina), saúde – que inclui stress, noites mal dormidas e doenças alérgicas –, má alimentação (bebidas alcólicas, café e sal demais na dieta são vilões de carteirinha das manchas escuras), período pré-menstrual e, claro, o envelhecimento natural da pele. De acordo com o dermatologista  Murilo Drummond , membro efeti

Aposte no poder das frutas para máscaras faciais caseiras

Aposte no poder das frutas para máscaras faciais caseiras S e você já come muita fruta, se prepare para encher ainda mais o carrinho do supermercado: as máscaras caseiras, aposta frequente de quem prefere não passar perto de farmácias e lojas de manipulação de cremes, nutrem, refrescam e revitalizam a pele. “É aconselhável aplicar a máscara de frutas no rosto durante a noite", orienta a naturopata  Thais Sampaio , alertando para o fato de que é indicado evitar que a acidez natural da fruta entre em contato com o sol e acabe prejudicando a pele. Abaixo, confira receitas caseiras de máscaras para aplicar à noite (e evitar que a acidez natural das frutas prejudique a sua pele com sol!): Máscara de abacate Descasque e corte o abacate em pedaços. Amasse e misture com soro fisiológico até formar um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxágüe com água morna. Indicada para pele seca. Máscara de maçã Rale meia maçã gelada e misture com uma colher

Óculos de sol: 4 cuidados indispensáveis na praia

Óculos de sol: 4 cuidados indispensáveis na praia Óculos de sol  são itens indispensáveis no arsenal do verão. Mas escolher o modelo ideal para encarar a estação não é tarefa fácil: além de acertar em uma opção que combine estética com qualidade, também é preciso lembrar que este acessório exige cuidados específicos para que nem você, nem eles enfrentem problemas ao longo das férias. Aprenda truques para proteger o seu. Proteção acima de tudo É importante dar atenção à qualidade das lentes no que diz respeito à proteção contra os  raios ultravioleta . Como no escuro a pupila fica mais dilatada, a incidência de raios nocivos à visão é maior quando usamos óculos escuros. Para não correr riscos, escolha modelos que tenham selo de qualidade em lojas de marcas confiáveis. Escolhendo o modelo ideal Muito além da estética é imprescindível optar por óculos com design que cubra totalmente os olhos. Além disso, também vale dar atenção à cor das lentes de acordo com o uso do acessóri