Pular para o conteúdo principal

Cabelo cacheado: como reverter a progressiva


Certamente, você ouviu falar de Sabrina de Paiva, a estudante de publicidade de Caconde, interior de São Paulo, que ganhou o concurso Miss São Paulo 2016. E da noiva Nakyia Whitty, que publicou fotos do seu casamento afro au naturel e viralizou? Elas bom-ba-ram! E um dos motivos de tanto barulho são os cachos volumosos e naturalíssimos.
Fato: essa trend não é de hoje. Há algum tempo, ela vem invadindo ruas, passarelas, cinema, televisão... Na verdade, faz parte de um novo comportamento da mulher, que tem sentido cada vez mais o desejo de assumir a textura natural dos fios. E essa atitude vem justamente quinze anos depois da febre da escova progressiva. “Depois da onda da progressiva, tivemos uma busca enorme feita por mulheres querendo voltar a ter cabelos cacheados”, diz Sonia Nesi, do Studio Sonia Nesi, no Rio de Janeiro.
Por isso, muitos salões começaram a oferecer serviços pra devolver os cachos pra quem não quer esperar os fios crescerem e oferta de "munição" pra cuidar e tratar dos caracóis em casa aumentou. O novo mundo dos cachos tem tudo a ver com o empoderamento feminino e, se você aderiu (ou tem vontade), precisa saber como trazê-los de volta. Veja a seguir.
Cachos construídos
Sonia criou o tratamento Volumode, que nada mais é do que uma versão moderna do antigo permanente. De acordo com a hair stylist, ele é para quem já fez escova progressiva a base de tioglicolato de amônia. O procedimento é feito com o mesmo produto que alisa, mas é finalizado com rolinhos da extensão do cacho. A ideia é fazer o cabelo ficar com cachos mais soltos. “Primeiro fazemos um teste para ver se a estrutura do fio suporta o produto”, alerta a hairstylist.
O retoque pode ser feito em cerca de dois a três meses, se for necessário. “O cuidado com esse cabelo será xampu para cabelos quimicamente tratados e um bom creme que fixe os cachos, assim como um leave-in para fios cacheados”, ensina. O preço é a partir de R$ 280.

Fora, progressiva!
Outros salões oferecem o serviço de remover o efeito da progressiva. É o caso do serviço Inverter&Reverter, do Red Team, em São Paulo.  Trata-se de um processo à base de amônia que destrói a capa feita pelo formol e a carbocisteína. Com promessa de devolver de 60% a 80% a ondulação natural, o produto usado para essa remoção é o Hydra Clear, da Bien Cosméticos.

“Com a capa removida, os danos da química vão aparecer. Para ajudar na recuperação, é aplicada uma carga de queratina logo após o uso do Hydra Clear, seguida por um neutralizante e um ativador de cachos", diz o cabeleireiro e visagista especialista em cachos Robson Trindade.

Produto novo pras cacheadas!

Pra tratar os cachinhos e sumir com o frizz, a Kérastase desenvolveu um ritual chama Fusio-Transformação dos Cachos. São 25 minutos no total, em que o cabeleireiro (esse é um processo feito em salão!) usa a linha exclusiva pra cacheadas Discipline Kurl Idéal, último lançamento da marca. Primeiro, ele aplica o Light Poo na raiz e nos comprimentos, aguarda por 2 a 3 minutos, e, depois, continua com a combinação do concentré Oléo Fusion com o Booster Discipline (Fusio Dose, outra linha da marca). Profundamente nutrido, os cachos são Instantanemente imunizados contra o frizz por 72h. Em geral, o valor do ritual sai por R$ 200.


Arsenal para secar!
Responsável pelo corte de cabelo feito pela Maju, a garota do tempo do Jornal Nacional, o cabeleireiro Márcio Granado, do Farré Hair Clinic, em São Paulo, recomenda ter cuidado na hora de secar. “Os cachos são sensíveis e podem, facilmente, se desfazer”, diz. Segundo Márcio, o ideal é, logo após sair do banho, pressionar suavemente os cachos com uma toalha (de preferência de microfibra) pra tirar a umidade. Esfregar é proibido, pois o atrito pode causar frizz. Se quiser usar um secador, não esqueça o difusor. “Pra não desfazer os cachos, o secador deve estar na temperatura máxima, mas com a potência de vento mínima”, ensina. Pra deixar a raiz alta, vale usar um difusor em formato de pente, é o toque final!

Repentear é viver
Dona do renomado salão Butterfly Studio Salon, em Nova York, a cabeleireira e consultora da Kerástase, Kattia Solano, afirma que uma das soluções mais bacanas para repentear os cachos está aquela bem básica: “molhar os cabelos com água e aplicar uma pequena quantidade de Oléo Curl (da linha Discipline Kurl Idéal), para remoldar os cachos com os dedos”. Outra dica da expert em cachos é remodelar os cachos usando clipes. “Enrole os cachos em volta dos clipes [aqueles de salão], deixar secar e removê-los”, ensina. Por fim, ela indica dormir em uma fronha sedosa ou colocar um lenço nos cabelos para diminuir a fricção, e portanto, o frizz no dia seguinte.

por GEIZA MARTINS



Postagens mais visitadas deste blog

Cores de esmaltes que estão em alta no Inverno 2016

Cores de esmaltes que estão em alta no Inverno 2016! O inverno chegou e a temporada mais fria e requintada do ano vem sempre trazendo novas tendências que prometem agradar até as mulheres mais exigentes.  A moda inverno vem repleta de novidades glamourosas e as unhas não ficam de fora das tendências da estação mais chique do ano! Se você gosta  de ficar antenada nas novidades e adora seguir tendências , então agora vai conhecer quais são os esmaltes que estão bombando nas unhas das fashionistas e das famosas que adoram desfilar com os esmaltes seguindo as últimas tendências do momento. Hoje reunimos nesse post dicas de profissionais de beleza que trabalham com nails art e revelam quais as cores de esmaltes estão ditando a moda inverno 2016 para deixar as unhas fabulosas prontas para arrasar nessa temporada.
Confira abaixo as tendências para as unhas que estão ditando a moda nesse inverno 2016 e tenha unhas deslumbrantes!  1 – Cores de esmalte que estão na moda o ano todo!
As cores rosa…

Unhas cromadas: a tendência está de volta (e com nova técnica!)

Unhas cromadas: a tendência está de volta (e com nova técnica!)



Está viralizando na internet uma nova técnica de unhas decoradas pra alcançar o tão desejado efeito cromado – aquelas prateadas e douradas com efeito metálico espelhado. O que antes era conseguido apenas com adesivos de unhas (as famosas Minx Nails, que bombaram em 2010, lembra?!), agora é possível graças a um micro glitter que, aplicado à unha, dá esse mesmo efeito com uma durabilidade incrível.
Versões do pó cromado (ou chrome powder, pras gringas) estão se esgotando em sites especializados lá fora – alguns deles vendem por quilo! – e manicures estão fazendo sucesso nas redes compartilhando as unhas das suas clientes.  


O segredo quem nos ensina é Yvett (@yvynails), famosa manicure de Los Angeles: “Após aplicar o esmalte de textura em gel (a cor preta vai deixar o resultado ainda mais brilhoso), deixo secar por apenas 3 minutos e aplico o pó cromado usando uma esponja tipo aplicador de sombra pros olhos. Pressiono o pó, es…

Aprenda a ter lábios bem hidratados também no inverno!

Aprenda a ter lábios bem hidratados também no inverno! Dermatologista dá dicas preciosas de como manter os lábios sedosos mesmo nas baixas temperaturas
Lábios ressecados e rachados: uma realidade no inverno. Mas saiba como evitar esse desconforto e a aparência não tão agradável. A dermatologista Carla Albuquerque ensina maneiras de manter a região sedosa e dá uma dica preciosa! Como cuidar dos lábios no inverno? Nessa época do ano, os lábios sofrem com as variações climáticas (vento, frio, calefação). Isso “rouba” sua hidratação natural, deixando-os ressecados, soltando “pelinhas” e, até mesmo, rachados. Por isso, é fundamental investir em bons produtos com ação hidratante e que formem uma barreira protetora.
Quais os melhores produtos? Produtos que contenham ativos como o pantenol (ação regeneradora, cicatrizante e hidratante), ceramidas (ação hidratante), manteiga de karité (ação hidratante), vitamina E (ação hidratante e reparadora), silicones (como o dimeticone, que fazem uma espéc…