Especialistas dão dicas para quem pretende assumir os cachos
'Big chop', hidratação e autoestima são segredos para alcançar belas madeixas
RIO — Há algum tempo, assumir os cachos deixou de ser "modinha" e caiu no gosto das brasileiras. Usar as madeixas naturais virou um ato de autoafirmação e da quebra dos padrões de beleza estipulados pela sociedade. Mas o que fazer depois dos tratamentos alisantes? Como cuidar dos fios? Especialistas respondem nossas perguntas e contam o que fazer para conquistar os cachinhos de volta.
De acordo com os experts, não tem jeito. Depois de processos de alisamento, o ideal é cortar a parte afetada e ter paciência para esperar o cabelo crescer.
— No início, o cacho não fica definido por conta da ponta lisa. Quando a ponta é cortada, ele começa a tomar forma. É um período difícil, mas tem que pensar a longo prazo para um resultado satisfatório. Pode ser feita uma "transição capilar", que consiste em deixar o cabelo crescer e cortar os poucos. Ou então, fazer "big chop" (cortar o cabelo todo de uma vez), porque não é possível retirar a química de alisamento dos fios — explica Jessica Dannemann, sócia do TP Beauty Lounge.
Hidratar é uma das palavras-chave para quem quer ter os cachos de volta e para quem deseja manter os fios saudáveis e bonitos. Segundo Wanderley Nunes, é possivel fazer uma boa hidratação em casa, mas é preciso ficar atenta para alguns detalhes:
— É importante que o cabelo esteja sem absolutamente nenhum resquício de química, então um xampu anti-resíduo é muito bem-vindo nesse momento. Após aplicá-lo, devemos secar um pouco os fios com a toalha mesmo. Só depois disso é que se aplica o produto para hidratação, massageando bem — ensina.
Hairstylist de famosas, Tiago Parente, do TP Beauty Lounge, conta que alguns cortes ajudam a valorizar os cachinhos:
— Desfiados e em camadas valorizam, dão leveza e movimento ao cabelo, evidenciando o poder dos cachos.
No inverno, o cabelo fica naturalmente mais poroso e com mais frizz. Para resolver esse problema, Tiago revela uma dica que pode ajudar nos dias de "bad hair day":
— Uma sugestão é complementar o creme para pentear com condicionador porque é um creme mais denso e tem mais ação de se “agarrar” ao cabelo. Mas não se deve fazer isso sempre.
Para a jornalista e cabeleireira Sabrinah Giampá, assumir os cachinhos está totalmente ligado ao espaço que as mulheres estão conquistando nos dias de hoje.
— Quando assumem o cabelo natural, as mulheres fazem um trabalho político. O problema é que a maioria das brasileiras é arraigada à cultura machista que diz que para ser feminina e sensual, a mulher tem que ter o cabelo longo e liso. Por isso, elas sofrem tanto para assumir o cabelo.
POR KELLY KRISHNA RIOS
Comentários
Postar um comentário