Pular para o conteúdo principal

Aprenda como controlar a caspa no inverno!

Aprenda como controlar a caspa no inverno!




A caspa nada mais é do que uma inflamação responsável por produzir descamação da pele, normalmente na região do couro cabeludo, mas que pode também ocorrer na facesobrancelha, nariz, orelha, peito, costas e virilha.Durante o inverno devido os banhos quentes, e diminuição das lavagens das madeixas o problema que incomoda entre 15 e 20% da população costuma ser agravado.
Durante o inverno os banhos quentes são frequentes e demorados nesse caso eles aceleram a descamação natural da pele, dificultando o controle da caspa.

dermatite seborreica – caspa costuma provocar vermelhidão, coceira e ardência no couro cabeludo. Vale ressaltar que a inflamação na maioria dos casos possui fundo genético, mas fatores emocionais, como o estresse, também podem provocar ou intensificar o problema.
É importante entender que durante o inverno devido as baixas temperaturas da estação existe naturalmente uma maior descamação do couro cabeludo. Para resolver ou amenizar com o problema da caspa é preciso restaurar o equilíbrio da pele do couro cabeludo, de forma que seja reduzida a coceira e a descamação que são os sinais clássicos de uma inflamação ocasionada pela dermatite seborreica.
Para controlar ou amenizar o problema da caspa é preciso criar hábitos saudáveis, segundo dermatologistas é essencial usar produtos anticaspa, sem interrupções, para que o tratamento seja efetivo.
Por se tratar de um  problema esteticamente desconfortável para a maioria das pessoas, a caspa pode aparecer durante todo o ano. Mas é justamente durante o inverno que alguns hábitos adotados contribuam para o maior aparecimento da caspa. São eles:

1 – LAVAR OS FIOS COM MENOR FREQUÊNCIA
O acúmulo de sebo no couro cabeludo, além da menor eliminação das células mortas ou resíduos;
2 – USAR ÁGUA MUITO QUENTE PARA LAVAR OS CABELOS
Ao usar água muito quente para lavar os cabelos,existe o aumento do ressecamento do couro cabeludo, que acaba estimulando as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Com o surgimento de oleosidade no couro cabeludo, existe o maior desenvolvimento de um tipo de fungo que se chama Malassezia Furfur,que aumenta significativamente o quadro de caspa;
3 –  MUDANÇAS BRUSCAS CLIMÁTICAS
As mudanças bruscas de temperatura favorecem o aumento da caspa, o clima pouco úmido aumenta o ressecamento e a descamação da pele, acarretando assim o aumento da dermatite seborreica. Já nos dias mais frios o cabelo demora mais para secar. Os fios molhados por tempo prolongado associados ao uso de chapéu e gorro para se proteger do vento frio, fazem com que o couro cabeludo fique úmido e abafado, ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias e fungos que agravam ainda mais o problema da caspa.
4 – ESTRESSE
Os problemas emocionais aliados ao estresse estão intimamente ligado às crises, uma vez que os hormônios do estresse atuam diretamente sobre a glândula sebácea, levando a uma maior produção de sebo, o que aumenta o aparecimento da caspa.
CONFIRA ABAIXO 5 DICAS PARA AMENIZAR A CASPA !

1. Para amenizar a caspa lave o cabelo usando xampu anticaspa diariamente: esse passo vai ajudar a remover a sujeira e todos os resíduos que vão se acumulando, além de evitar a oleosidade excessiva;
2. Ao lavar as madeixas prefira sempre água morna ou quase fria, e use produtos adequados ao seu tipo de cabelo;Retire bem os excessos dos produtos com bastante água.
3. Ao secar os cabelos com o secador reduza a temperatura do aparelho, e diminua o uso de secador e chapinha ;
4. Não lave os cabelos a noite e nem durma com as madeixas molhadas, evite sempre abafar o couro cabeludo;
5. Caso não consiga controlar os sintomas da dermatite seborreica – caspa , procure um médico dermatologista para uma avaliação profunda e um tratamento mais direcionado.
NOTA : 
A dermatite seborreica – caspa é um processo crônico, para o qual não existem garantias de cura definitiva. Por tanto a caspa pode ser apenas amenizada e controlada com o uso de xampus específicos e cremes indicados por um médico dermatologista.
RECEITAS CASEIRAS PARA COMBATER COM A CASPA:
1. Folhas de sabugueiro para acabar com a caspa
Essa receita caseira apesar de  simples é muito eficaz.
Ingredientes:
1 punhado de folhas de sabugueiro (cerca de 2 colheres de sopa) picadas;
1 copo de água;

Modo de fazer
Misture os ingredientes e leve o fogo até ferver e reserve. Espere a solução esfriar, coe bem e lave os cabelos normalmente em seguida passe a solução no couro cabeludo massageando bem e deixe secar naturalmente.
2.  Receita caseira para eliminar a caspa com chá de carqueja 
A carqueja é ótima para combater a caspa, pois ela limpa as impurezas do sangue e isso é parte essencial e complementar no tratamento de combate a caspa.
Ingredientes:
O equivalente a 2 colheres de sopa de folhas de carqueja picada
500 ml de água

Coloque os ingredientes na panela e deixe ferver por 5 minutos. Espere esfriar e coe. Você pode diluir em 1 litro d’água e tomar durante o dia inteiro.
3. Receita caseira de loção de louro para acabar com a caspa

Ingredientes:
3 colheres (chá) de folhas de louro trituradas
1 litro de água fervente

Adicione as folhas em um recipiente com a água e deixe sob infusão até esfriar totalmente. Aplique no cabelo antes de lavar e deixe agir por aproximadamente 2 horas.
4. Loção de tomilho para eliminar a caspa
O tomilho possui propriedades antissépticas, esse chá ajuda a combater as caspas e aliviar a coceira causada por ela.
Ingredientes:

4 colheres de tomilho
2 xícaras de água fervente

Adicione as folhas na água fervente e deixe tapado sob infusão até que esfrie. Coe e aplique no couro cabeludo após lavar normalmente o cabelo, massagear delicadamente e deixar secar naturalmente.

5.  Receita caseira com vinagre apara acabar com a caspa
O vinagre é considerado um poderoso um anti séptico , por esse motivo ele é um excelente ingrediente no combate da caspa. O vinagre pode ser usado de duas diferentes formas:
Após lavar os cabelos normalmente, pegue um algodão e aplique o vinagre delicadamente no couro e deixar secar naturalmente. Essa pode ser mais efetiva, mas o cheirinho não é nada agradável, então você pode inverter o processo: antes de lavar o cabelo aplique da mesma forma o vinagre por todo o couro cabeludo e deixe agir por 2 minutos e lave normalmente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dossiê olheiras: como combatê-las com cremes, máscaras e maquiagem

Dossiê olheiras: como combatê-las com cremes, máscaras e maquiagem A s olheiras são, do ponto de vista de quem luta diariamente para combatê-las, eternas vilãs da beleza. E a pior parte é que em muitas pessoas elas não apenas são causadas por noites mal dormidas, stress ou cigarros, mas sim pela genética e o acumulo de vasos sanguíneos na região. Se você, assim como eu, cansou de estar no meio do fogo cruzado entre as manchas e os cosméticos, confira abaixo as causas, os tratamentos e como derrotá-las – ou, em último caso,  aprender a viver com elas. Causas: As olheiras possuem diversas raízes: excesso de vasinhos embaixo dos olhos, excesso de pigmentação (melanina), saúde – que inclui stress, noites mal dormidas e doenças alérgicas –, má alimentação (bebidas alcólicas, café e sal demais na dieta são vilões de carteirinha das manchas escuras), período pré-menstrual e, claro, o envelhecimento natural da pele. De acordo com o dermatologista  Murilo Drummond , membro efeti

Aposte no poder das frutas para máscaras faciais caseiras

Aposte no poder das frutas para máscaras faciais caseiras S e você já come muita fruta, se prepare para encher ainda mais o carrinho do supermercado: as máscaras caseiras, aposta frequente de quem prefere não passar perto de farmácias e lojas de manipulação de cremes, nutrem, refrescam e revitalizam a pele. “É aconselhável aplicar a máscara de frutas no rosto durante a noite", orienta a naturopata  Thais Sampaio , alertando para o fato de que é indicado evitar que a acidez natural da fruta entre em contato com o sol e acabe prejudicando a pele. Abaixo, confira receitas caseiras de máscaras para aplicar à noite (e evitar que a acidez natural das frutas prejudique a sua pele com sol!): Máscara de abacate Descasque e corte o abacate em pedaços. Amasse e misture com soro fisiológico até formar um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxágüe com água morna. Indicada para pele seca. Máscara de maçã Rale meia maçã gelada e misture com uma colher

Óculos de sol: 4 cuidados indispensáveis na praia

Óculos de sol: 4 cuidados indispensáveis na praia Óculos de sol  são itens indispensáveis no arsenal do verão. Mas escolher o modelo ideal para encarar a estação não é tarefa fácil: além de acertar em uma opção que combine estética com qualidade, também é preciso lembrar que este acessório exige cuidados específicos para que nem você, nem eles enfrentem problemas ao longo das férias. Aprenda truques para proteger o seu. Proteção acima de tudo É importante dar atenção à qualidade das lentes no que diz respeito à proteção contra os  raios ultravioleta . Como no escuro a pupila fica mais dilatada, a incidência de raios nocivos à visão é maior quando usamos óculos escuros. Para não correr riscos, escolha modelos que tenham selo de qualidade em lojas de marcas confiáveis. Escolhendo o modelo ideal Muito além da estética é imprescindível optar por óculos com design que cubra totalmente os olhos. Além disso, também vale dar atenção à cor das lentes de acordo com o uso do acessóri