Pular para o conteúdo principal

Dossiê olheiras: como combatê-las com cremes, máscaras e maquiagem


Dossiê olheiras: como combatê-las com cremes, máscaras e maquiagem




As olheiras são, do ponto de vista de quem luta diariamente para combatê-las, eternas vilãs da beleza. E a pior parte é que em muitas pessoas elas não apenas são causadas por noites mal dormidas, stress ou cigarros, mas sim pela genética e o acumulo de vasos sanguíneos na região.

Se você, assim como eu, cansou de estar no meio do fogo cruzado entre as manchas e os cosméticos, confira abaixo as causas, os tratamentos e como derrotá-las – ou, em último caso, aprender a viver com elas.
Causas:

As olheiras possuem diversas raízes: excesso de vasinhos embaixo dos olhos, excesso de pigmentação (melanina), saúde – que inclui stress, noites mal dormidas e doenças alérgicas –, má alimentação (bebidas alcólicas, café e sal demais na dieta são vilões de carteirinha das manchas escuras), período pré-menstrual e, claro, o envelhecimento natural da pele.

De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, membro efetivo daSociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e além da Academia Americana de Dermatologia, "olheiras de origem vascular são bolsas que ficam congestionadas com uma grande dilatação vascular. Nesse caso, temos que optar por tópicos que diminuam essa congestão, o que em geral é muito difícil, mas algumas fórmulas contendo rutina (vitamina P) ou dimeticone podem ajudar. Esse tipo de olheira é mais indicada a cirurgia plástica".

"Agora, as olheiras por acúmulo de melanina podem ser eliminadas com produtos despigmentantes à base de retinol, vitamina C e Alfa Hidroxiácidos. As olheiras quando ficam profundas, com ou sem excesso de melanina, podem ser atenuadas com infiltração de ácido hialurônico próprio para região, flexível e facilmente moldável", completa.



Tratamentos Caseiros:

Pepino: sim, ele funciona mesmo! O ideal é deixá-lo por alguns minutos no freezer e, depois, 15 minutos por cima dos olhos. Como o fruto possui muita água, é rápido e eficaz na hidratação da região.
Chá de camomila: ferva água filtrada e coloque a camomila. Abafe por 5 minutos. Deixe esfriar e pingue algumas gotas de água boricada. Molhe o algodão na misture e coloque nos olhos. Deixar agir por 20 minutos.

Água boricada gelada ou soro fisiológico: sempre em forma de compressa com algodão. Colocar nos olhos e deixar agir de 20 a 30 minutos.

Óleo de amêndoas: emoliente natural, hidrata a pele e ajuda a eliminar o aspecto cansado com apenas 20 minutos de aplicação – amassar uma colher de abacate e adicionar ao óleo também pode ajudar bastante.

Pasta de abacaxi e açafrão: misture os dois e aplique sobre as olheiras por 20 minutos, lavando em seguida.
Folhas de hortelã frescas: amasse-as com um pouco de água bem gelada e coloque sobre as olheiras. Deixe agir por 15 minutos e remova.
Óleo de coco: aplique nas olheiras e deixe agir por toda a noite. Para melhores resultados, repita a hidratação diariamente por duas semanas.

Maquiagem:
Tiramos algumas dúvidas sobre maquiagem para esconder olheiras com Sadi Consati, consultor de maquiagem da Boticário:

Como saber qual é o corretivo certo para cada tom de pele?
Tudo na maquiagem temos que experimentar, colocar na pele para ver se o efeito vai funcionar. Duas coisas importantes que devem ser levadas em conta na hora da escolha é a cor e a textura do corretivo. É preciso respeitar a tonalidade da sua pele, nunca escolha um corretivo mais claro do que o seu tom. Um corretivo de fundo rosado não funciona para uma pele de fundo amarelado, e o contrário também não. Uma pele com flexibilidade maior nas pálpebras inferiores pede um corretivo mais líquido e fluído, pois um mais cremoso e denso, vai evidenciar essa característica. Porém, esses mais cremosos trazem uma cobertura maior e funcionam muito bem para as olheiras mais pigmentadas.

É verdade que é melhor estar com um corretivo mais escuro na pele do que com um mais claro?
Sim, é verdade. Se você usar o corretivo mais claro que o tom da sua pele, isso vai potencializar a coloração da olheira principalmente se ela tiver uma tonalidade acinzentada ou arroxeada. A região mais esbranquiçada vai contrastar com o fundo olheira e ressaltá-la. Um corretivo mais claro fica evidente na maquiagem.  E um tom levemente mais escuro, vai cobrir melhor a região e não vai dar esse contraste.

E os corretivos coloridos? Como usá-los e em quais tipos de olheiras cada um se encaixa?
Corretivos coloridos seguem a regra do círculo monocromático. Para neutralizar uma cor, você utiliza a cor oposta do círculo. Por exemplo, em uma olheira avermelhada, você usa o corretivo verde para neutralizar. Se você tem uma olheira arroxeada, precisa usar o corretivo amarelo/laranja. A aplicação desses corretivos coloridos deve acontecer antes de qualquer produto para neutralizar a cor do fundo da olheira. Por cima dele, é preciso usar um corretivo no tom da pele para uniformizar toda a região. O corretivo colorido deve ser aplicado em toda a região de coloração mais acentuada, tanto na pálpebra inferior como na superior.

Qual é a quantidade, formato (triângulo, bolinhas, cobrindo apenas a olheira) e em que sentido devemos passar o corretivo?
A quantidade precisa ser dosada. O excesso de produto marca a região dos olhos, deixando resíduos. Aplique uma leve camada e caso não dê a cobertura desejada, aplique mais uma camada. Não use o corretivo somente na meia lua, abaixo dos olhos. O ideal é aplicar em formato de triângulo. Use uma quantidade maior na meia lua e vá diluindo para baixo, formando esse triângulo, sempre esfumando. Dessa forma o corretivo não fica evidente, e sim com um aspecto mais natural. Na região abaixo das olheiras, aplique o produto, seja com a ponta dos dedos ou pincel, e vá dando leve batidinhas, sem esfregar, com movimentos mais curtos e mais suaves para assentar o produto na pele.

O corretivo deve ser aplicado nas pálpebras também? E o colorido?
Se essa região for escura, ele deve ser aplicado também. Além de uniformizar, ele ajuda a fixar a sombra. O corretivo colorido também pode ser aplicado em toda a região dos olhos. Mas você terá que cobri-lo sempre com outro corretivo no tom da sua pele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Óculos de sol: 4 cuidados indispensáveis na praia

Óculos de sol: 4 cuidados indispensáveis na praia Óculos de sol  são itens indispensáveis no arsenal do verão. Mas escolher o modelo ideal para encarar a estação não é tarefa fácil: além de acertar em uma opção que combine estética com qualidade, também é preciso lembrar que este acessório exige cuidados específicos para que nem você, nem eles enfrentem problemas ao longo das férias. Aprenda truques para proteger o seu. Proteção acima de tudo É importante dar atenção à qualidade das lentes no que diz respeito à proteção contra os  raios ultravioleta . Como no escuro a pupila fica mais dilatada, a incidência de raios nocivos à visão é maior quando usamos óculos escuros. Para não correr riscos, escolha modelos que tenham selo de qualidade em lojas de marcas confiáveis. Escolhendo o modelo ideal Muito além da estética é imprescindível optar por óculos com design que cubra totalmente os olhos. Além disso, também vale dar atenção à cor das lentes de acordo com o uso do acessóri

cereja e avelã

Os produtos de Cereja e Avelã trazem os benefícios duradouros da nutrição profunda através de suas texturas ultracremosas e perfumação marcante.